Resenha: A educação para além do capital





Capa do livro "A educação para além do capital"


MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. Tradução de Isa Tavares. São Paulo: Boitempo, 2005.

A educação para além do capital foi escrito por István Mészáros para a conferência de abertura do Fórum Mundial de Educação, realizado em julho de 2004 na cidade de Porto Alegre. O livro oferece uma reflexão sobre os limites e equívocos das visões liberais da educação. Neste ensaio Mészáros ensina que é preciso pensar a sociedade humanizada e não pela lógica desumanizadora do capital que possui como fundamentos o individualismo, o lucro e a competição. Para romper com essa lógica do capital são apontadas algumas questões, como: Qual o papel da educação na construção de um outro mundo possível? Como construir uma educação cuja principal referência seja o ser humano? Como se constitui uma educação que realize as transformações políticas, econômicas, culturais e sociais necessárias?
O livro apresenta três epígrafes com o intuito de antecipar alguns pontos a serem abordados. A primeira do pensador Paracelso apresenta que a aprendizagem é a própria vida, desde a juventude até quase a morte. A segunda, José Martí, político, poeta e pensador cubano e a terceira de Marx evidencia a linha divisória que separa os socialistas utópicos, daqueles que tentam superar os antagonismos estruturais da nossa sociedade.
A segunda seção “A educação para além do capital”, o autor reconhece que a educação institucionalizada serviu, para fornecer condições técnicas e humanas à expansão do capital, ao mesmo tempo em que contribuiu para instalar valores que legitimam os interesses dominantes e que negam alternativas possíveis a esse modelo. Mészáros aborda que não basta simplesmente reformar o sistema escolar formal estabelecido, porque isso representaria apenas uma mudança institucional isolada.


Comentários