Oficina letramento cartográfico
O uso da linguagem cartográfica está presente em todo o ensino básico, as oficinas a seguir foram idealizadas com o intuito de utilizar a cartografia como metodologia para o ensino de outros conteúdos de Geografia. Desenvolvidas pelas alunas do Programa de Residência Pedagógica na E.E.E.F.M. Dom Moisés Coelho no 6° ano (Anos Finais do Ensino Fundamental).
1° oficina: intitulada
“Conhecendo a cartografia”, tinha como objetivos descrever a história da
cartografia de modo que, os alunos pudessem reconhecer as principais funções da
cartografia, associando a sua utilidade para os problemas encontrados no
dia a dia.
2°
oficina: intitulada “Distinguindo as visões: visão vertical e visão oblíqua”,
tinha como objetivos definir visão vertical, visão horizontal e a visão
oblíqua, demonstrar como esses recursos são utilizados no dia a dia, desafiar
os alunos a produzirem imagens com visão oblíqua, visão vertical e a visão
horizontal. As atividades sobre a visão vertical, horizontal e oblíqua auxiliam
os alunos a compreender e observar melhor o lugar onde vivem.
Produção das diferentes visões, elaborado pelos alunos do 6° ano |
3° oficina: intitulada “Construindo a noção de
legenda: ponto, linha e área”, na primeira fase foi trabalhada a noção de
legenda, ponto, linha e área. Em um segundo momento, após expor o assunto a
sala foi dividida em dois grupos, foi solicitado aos alunos que construíssem um
mapa mental do entorna da escola, contendo o cemitério, a escola e a praça; com
uma legenda elaborada por eles. Para finalizar os alunos apresentaram seus
mapas para os integrantes do outro grupo, assim, foi possível verificar se a legenda
realmente ajudaria na interpretação das informações.
Mapa mental do entorno da escola, elaborado pelos alunos do 6° ano |
Idealizadoras: Cícera Leite Mariano; Natália Késia de Caldas Oliveira
Escola: E.E.E.F.M. Dom Moisés Coelho
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