Oficina letramento cartográfico


O uso da linguagem cartográfica está presente em todo o ensino básico, as oficinas a seguir foram idealizadas com o intuito de utilizar a cartografia como metodologia para o ensino de outros conteúdos de Geografia. Desenvolvidas pelas alunas do Programa de Residência Pedagógica na E.E.E.F.M. Dom Moisés Coelho no 6° ano (Anos Finais do Ensino Fundamental).
1° oficina: intitulada “Conhecendo a cartografia”, tinha como objetivos descrever a história da cartografia de modo que, os alunos pudessem reconhecer as principais funções da cartografia, associando a sua utilidade para os problemas encontrados no dia a dia.
2° oficina: intitulada “Distinguindo as visões: visão vertical e visão oblíqua”, tinha como objetivos definir visão vertical, visão horizontal e a visão oblíqua, demonstrar como esses recursos são utilizados no dia a dia, desafiar os alunos a produzirem imagens com visão oblíqua, visão vertical e a visão horizontal. As atividades sobre a visão vertical, horizontal e oblíqua auxiliam os alunos a compreender e observar melhor o lugar onde vivem.
Produção das diferentes visões, elaborado pelos alunos do 6° ano



 3° oficina: intitulada “Construindo a noção de legenda: ponto, linha e área”, na primeira fase foi trabalhada a noção de legenda, ponto, linha e área. Em um segundo momento, após expor o assunto a sala foi dividida em dois grupos, foi solicitado aos alunos que construíssem um mapa mental do entorna da escola, contendo o cemitério, a escola e a praça; com uma legenda elaborada por eles. Para finalizar os alunos apresentaram seus mapas para os integrantes do outro grupo, assim, foi possível verificar se a legenda realmente ajudaria na interpretação das informações. 

Mapa mental do entorno da escola, elaborado pelos alunos do 6° ano

Idealizadoras: Cícera Leite Mariano; Natália Késia de Caldas Oliveira
Escola: E.E.E.F.M. Dom Moisés Coelho

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