Primeiro planejamento realizado na Escola Dom Moisés Coelho
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| fonte: Natália Késia |
Na tarde do dia 06/09/18, por
volta das 14h00min, a equipe do programa Residência Pedagógica pertencente à
escola Dom Moisés Coelho, juntamente com a preceptora Claudiana Lins
Dantas, participou de uma reunião na referida escola no intuito de esclarecer
dúvidas, dar e receber orientações, além de ter a oportunidade, por parte dos residentes,
de observar superficialmente a estrutura física da escola
A
reunião foi realizada em uma sala de aula, e logo de início a professora
Claudiana tratou de adiantar algumas especificidades, pois sabemos que a escola é um espaço com muitas dinâmicas, relações e conflitos, e isso
torna cada uma diferente da outra. A preceptora relatou que, os alunos do turno
tarde são os que necessitam de mais cuidado e atenção, pois são oriundos de
periferias, e esse será o nosso turno de trabalho, entre esses estão indivíduos
que enfrentam graves problemas em seu âmbito social como uso de drogas, vulneráveis a violência, desestrutura familiar, esses são os mais problemáticos.
A
professora nos alertou sobre a questão do comportamento desses alunos, e alguns
de forma particular, tratando da conduta e das atitudes dos mesmos. Dessa
forma, devemos ter autoridade na sala de aula, tentar contornar qualquer tipo
de atitude que não seja adequada naquele ambiente, impondo o respeito para com
todos, e sempre se colocando no lugar de professor na tomada de decisões, tentando
tornar o ambiente da sala harmônico. Mas isso será um desafio, uma vez que
temos de manter a autoridade sem ser autoritários, deve-se haver uma empatia
mútua, mas nunca devemos deixar o nosso posto de professor. Ser educado,
atencioso, não tolerar nenhum tipo de atitude ilícita no ambiente escolar e sempre intervir de maneira imediata nessa questão, são
algumas recomendações da preceptora.
Foi discutido também que, os
problemas que apareceram dentro da sala de aula são responsabilidade do
professor presente, ou seja, o mesmo deverá tentar resolver essa problemática
ainda dentro da sala, buscar um consenso imediato, somente deverá ser levado
até a secretária os casos mais graves. Algumas dúvidas de ensino também foram
esclarecidas, como em relação à exposição do conteúdo e o tempo que deverá
levar para a aplicação do assunto. Além disso, algumas regras da escola foram
reforçadas, no que diz respeito ao uso de celular, jogar lixo no chão, fone de
ouvido, e outras infrações que devem ser corrigidas de imediato.
A
referida escola também recebe vários alunos especiais, alguns surdos mudos,
autistas, entre outros, os mesmos necessitam de muita atenção e cuidado, mas
nunca se devem deixar esses alunos se sentirem diferentes dos demais, tratá-los
de forma igualitária e que todos daquele ambiente se sintam iguais, sem nenhum
déficit ou dificuldade.
A preceptora também discutiu algumas
questões em relação aos acadêmicos participantes do projeto e que estão
cursando a disciplina Estágio Curricular Supervisionado I, expondo algumas
dicas e articulações a fim de corresponder ao projeto e a disciplina acadêmica, pois o estágio I
prioriza a observação, o entendimento das dinâmicas presentes no espaço escolar
como um todo, ou seja, todas as relações presentes desde o portão de entrada.
Houve
então uma discussão acerca do horário e a contabilidade das hora/aula, levando
em conta a disposição e a disponibilidade de tempo por parte dos acadêmicos que
compõe o programa residência pedagógica. A partir daí foi feita a divisão dos
acadêmicos em duplas, formando quatro duplas, logo após foram atribuídas às
turmas de ensino, e orientados do local das turmas e os horários das aulas.
Logo
após a discussão dentro da sala e os esclarecimentos acerca das dinâmicas e
relações da escola, o grupo de residentes juntamente com a preceptora realizou
um passeio pela escola, foi possível conhecer um pouco do espaço físico da instituição, como
o pátio de recreação, a cantina, a biblioteca, a direção, os banheiros, enfim,
foi possível observar de maneira superficial o aspecto físico da escola, esse
primeiro contato foi de suma importância para uma familiarização por parte dos
residentes e também conhecer alguns espaços que podem ser usados para o processo de construção do
conhecimento, pois retirando os alunos de dentro da sala conseguimos dinamizar
o ensino, pois iram conseguir relacionar a teoria aprendida e a realidade
presenciada em um determinado espaço.
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| fonte: Natália késia |
Desse
modo, a reunião foi muito rica de conhecimentos de práticas de ensino, além de
esclarecer dúvidas, elaborar estratégias para o período do projeto, a preceptora
conseguiu compartilhar muitas experiências que viveu ao longo de seus anos de
docência, e essas vão servir para a vida inteira.


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