Primeiro planejamento realizado na Escola Dom Moisés Coelho


fonte: Natália Késia
                                   
      
      Na tarde do dia 06/09/18, por volta das 14h00min, a equipe do programa Residência Pedagógica pertencente à escola Dom Moisés Coelho, juntamente com a preceptora Claudiana Lins Dantas, participou de uma reunião na referida escola no intuito de esclarecer dúvidas, dar e receber orientações, além de ter a oportunidade, por parte dos residentes, de observar superficialmente a estrutura física da escola
    A reunião foi realizada em uma sala de aula, e logo de início a professora Claudiana tratou de adiantar algumas especificidades, pois sabemos que a escola é um espaço com muitas dinâmicas, relações e conflitos, e isso torna cada uma diferente da outra. A preceptora relatou que, os alunos do turno tarde são os que necessitam de mais cuidado e atenção, pois são oriundos de periferias, e esse será o nosso turno de trabalho, entre esses estão indivíduos que enfrentam graves problemas em seu âmbito social como uso de drogas, vulneráveis a violência, desestrutura familiar, esses são os mais problemáticos. 
    A professora nos alertou sobre a questão do comportamento desses alunos, e alguns de forma particular, tratando da conduta e das atitudes dos mesmos. Dessa forma, devemos ter autoridade na sala de aula, tentar contornar qualquer tipo de atitude que não seja adequada naquele ambiente, impondo o respeito para com todos, e sempre se colocando no lugar de professor na tomada de decisões, tentando tornar o ambiente da sala harmônico. Mas isso será um desafio, uma vez que temos de manter a autoridade sem ser autoritários, deve-se haver uma empatia mútua, mas nunca devemos deixar o nosso posto de professor. Ser educado, atencioso, não tolerar nenhum tipo de atitude ilícita no ambiente escolar e sempre intervir de maneira imediata nessa questão, são algumas recomendações da preceptora.
   Foi discutido também que, os problemas que apareceram dentro da sala de aula são responsabilidade do professor presente, ou seja, o mesmo deverá tentar resolver essa problemática ainda dentro da sala, buscar um consenso imediato, somente deverá ser levado até a secretária os casos mais graves. Algumas dúvidas de ensino também foram esclarecidas, como em relação à exposição do conteúdo e o tempo que deverá levar para a aplicação do assunto. Além disso, algumas regras da escola foram reforçadas, no que diz respeito ao uso de celular, jogar lixo no chão, fone de ouvido, e outras infrações que devem ser corrigidas de imediato.
     A referida escola também recebe vários alunos especiais, alguns surdos mudos, autistas, entre outros, os mesmos necessitam de muita atenção e cuidado, mas nunca se devem deixar esses alunos se sentirem diferentes dos demais, tratá-los de forma igualitária e que todos daquele ambiente se sintam iguais, sem nenhum déficit ou dificuldade.
    A preceptora também discutiu algumas questões em relação aos acadêmicos participantes do projeto e que estão cursando a disciplina Estágio Curricular Supervisionado I, expondo algumas dicas e articulações a fim de corresponder ao projeto e a disciplina acadêmica, pois o estágio I prioriza a observação, o entendimento das dinâmicas presentes no espaço escolar como um todo, ou seja, todas as relações presentes desde o portão de entrada.
      Houve então uma discussão acerca do horário e a contabilidade das hora/aula, levando em conta a disposição e a disponibilidade de tempo por parte dos acadêmicos que compõe o programa residência pedagógica. A partir daí foi feita a divisão dos acadêmicos em duplas, formando quatro duplas, logo após foram atribuídas às turmas de ensino, e orientados do local das turmas e os horários das aulas.
    Logo após a discussão dentro da sala e os esclarecimentos acerca das dinâmicas e relações da escola, o grupo de residentes juntamente com a preceptora realizou um passeio pela  escola,  foi possível conhecer  um pouco do espaço físico da instituição, como o pátio de recreação, a cantina, a biblioteca, a direção, os banheiros, enfim, foi possível observar de maneira superficial o aspecto físico da escola, esse primeiro contato foi de suma importância para uma familiarização por parte dos residentes e também conhecer alguns espaços que podem ser  usados para o processo de construção do conhecimento, pois retirando os alunos de dentro da sala conseguimos dinamizar o ensino, pois iram conseguir relacionar a teoria aprendida e a realidade presenciada em um determinado espaço.

fonte: Natália késia

           

      Desse modo, a reunião foi muito rica de conhecimentos de práticas de ensino, além de esclarecer dúvidas, elaborar estratégias para o período do projeto, a preceptora conseguiu compartilhar muitas experiências que viveu ao longo de seus anos de docência, e essas vão servir para a vida inteira.


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